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Plano de marketing

Data de publicação 13/12/2011

 

>> Deve servir para explorar a oportunidade de negócio e as vantagens competitivas associadas à mesma.

Estratégia de preços

Deve-se fixar os preços de comercialização do produto ou serviço e compará-los com os da concorrência.

Em seguida há que quantificar a margem bruta e calcular se a dita margem pode suportar os diferentes tipos de custos e gerar um benefício para a empresa.
No caso de os preços dos produtos ou serviços serem inferiores aos da concorrência, isso deve ser explicado no Plano Empresarial, aludindo a uma maior eficiência na produção, menores custos laborais, menores custos na distribuição, etc.

Se os custos forem superiores, há que explicar o preço elevado em termos de novidade, qualidade, garantia, prestações, serviço, etc.

Política de vendas

É necessário descrever a composição, forma de contratação e qualificação da equipa de vendas (próprios ou representantes), tanto no princípio como a médio ou longo prazo.

Mais tarde há que descrever a política de margens comerciais e medidas de promoção oferecidas a distribuidores, representantes e comerciantes, e comparar com o que faz a concorrência. Tem de ser apresentadas as vendas estimadas por cada representante ou membro da equipa de vendas, os incentivos desenhados para diferentes volumes e os custos totais da actividade de vendas, bem como a sua percentagem no que refere à facturação total estimada.

Faz-se referência aos períodos de cobranças e outras considerações como descontos, adiantamentos, rappels, etc

Promoção e publicidade

O plano de marketing tem de descobrir as formas utilizadas para atrair potenciais clientes. É importante fazer um plano de meios que recolha as medidas promocionais que se pensa realizar, tais como mailings, apresentações em Feiras, artigos e anúncios em revistas especializadas, etc.

Canais de distribuição

É importante estudar quais vão ser os canais de distribuição a utilizar, a política de descontos e margens para os mesmos, a importância dos custos de distribuição referente aos custos de comercialização e as possibilidades de exportação fazendo referência à distribuição internacional, transporte, seguros, cobranças a clientes internacionais, etc.

Serviços pós-venda e garantia

Deve ser quantificada a importância para o potencial cliente que tem de contar com tais serviços. Há que especificar o tipo de garantia que se oferece, a sua duração, quem se encarregará do serviço pós-venda e os custos em que se incorre, e compará-los com as ofertas da concorrência.

Notícias de emprego

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