Menu

Já é membro? Coloque o seu nome de utilizador e password

Ir diréctamente al contenido

Teste de selecção

Data de publicação 13/12/2011

 
 

As empresas podem empregar diversos tipos de provas escritas nos seus processos de selecção para determinar os candidatos ideais. Em muitos casos estas provas são anteriores às entrevistas.

Os testes são provas que provocam e registam comportamentos e servem para medir riscos significativos do comportamento.

O objectivo é averiguar em que medida uma pessoa é adequada a um determinado posto de trabalho.

Os testes são mais uma prova no processo de selecção, e nem sempre são o factor decisivo para que consigas ou não um trabalho.

Existem quatro grandes grupos de provas laborais:

 

Testes Projectivos

Procuram prever o futuro comportamento de uma pessoa e revelar os aspectos mais escondidos da personalidade do candidato.

Por exemplo, de um conjunto de testes pode-se deduzir se uma pessoa tem mau controlo sobre as suas emoções de raiva. Noutro, detecta-se que tem falta de tolerância à frustração quando não consegue o que quer.

 

Teste de Aptidões

Valorizam os requisitos específicos do candidato para um determinado posto de trabalho. Este tipo de teste encarrega-se de medir diversas funções como: a velocidade de reacção, a coordenação, etc.

 

Teste de Nível

Valorizam o nível intelectual do candidato. Normalmente submete-se o candidato a uma quantidade de perguntas contra relógio, onde se lhe pede para fazer sequências lógicas ou escrever uma certa quantidade de palavras por minuto.
 

Testes de personalidade

Medem as características pessoais do candidato: auto controlo, emoções, introversão, iniciativa, etc.

Ao candidato pede-se que responda a uma série de perguntas, que podem ter várias opções de resposta, apenas "sim ou não", ou peçam uma resposta livre e espontânea.

Alguns exemplos das perguntas que se fazem:

Pode expressar, em geral, com facilidade os seus pensamentos e sentimentos, quando o tem de fazer perante um grupo numeroso de pessoas?

Pensa que é melhor fazer as coisas por si mesmo que explicá-las?

Os seus amigos consideram-no rancoroso?

Costuma confiar nas suas primeiras impressões?

Ás vezes experimenta a impressão de ser incompreendido?

Conselhos para enfrentar os testes:

Estar relaxado e descansado

Se não percebeste alguma coisa, pergunta antes de começar.

Se há alguma pergunta que não conheces, passa à seguinte. Uma vez terminado o exercício, podes voltar às perguntas que não respondeste.

Não te preocupes se te faltou tempo para responder a todas as perguntas. O tempo que estabelecem para a realização dos testes costuma ser menor ao necessário.

Deves evitar frases como: "sou uma pessoa que tem má sorte" ou "no geral não sou bem compreendido por quem convive comigo", etc.
 
Notícias de emprego

Ir directamente al inicio de esta página