Menu

Já é membro? Coloque o seu nome de utilizador e password

Ir diréctamente al contenido

Currículo

Data de publicação 26/12/2011

- O Currículo:
 

Modelo Europeu : Com frequência, o curriculum vitae constitui o primeiro contacto com a futura entidade patronal, por isso, o CV deve chamar a atenção de um eventual empregador desde os primeiros segundos da sua leitura, e conduzir a uma entrevista com este.

Currículo 10 : Na procura de emprego é essencial dispor de um curriculum vitae bem redigido. O facto de facilitares todos os dados possíveis para a tua localização e destacares as habilitações que mais se ajustam ao perfil que solicita a empresa, podem ser chaves para que o entrevistador se interesse por ti.

Redigir o CV : O teu currículo deve ter as seguintes qualidades: breve, simples, claro, concreto/conciso e verdadeiro. Para definir o curriculum vitae só é necessário pensares no teu objetivo: conseguir uma entrevista.

Dicas para elaborar um bom CV : O primeiro passo para procurar emprego é redigir um bom curriculum vitae e na altura em que o estejas a preparar é muito importante que penses em como motivar os responsáveis pela selecção para que tu sejas a pessoa eleita para ocupar esse posto de trabalho.

Diferentes tipos de CV : Aqui podes conhecer as diversas  formas de apresentar a informação num CV, e conhecer alguns exemplos, ver Vídeo CV.

CV para trabalhar em diferentes países da UE : Se estás a pensar trabalhar no estrangeiro ou fazer trabalhos de verão, precisas de saber a forma mais correcta de enviar o teu CV de acordo com o país que desejas.

Enriquece o teu currículo :  Aqui encontras informação sobre certificados de línguas, os diferentes níveis que existem, e que muitas empresas procuram.

 

- Contactar com Instituições/Empresas:


O que procuram as empresas : Neste ponto apresentamos as características que uma empresa costuma procurar nos seus candidatos, tanto a nível pessoal como profissional. É de suma importância conhecer a empresa à qual te estás a candidatar.

Carta de Apresentação : Quem já trabalha sabem o importante que é uma carta de recomendação, principalmente se estamos à procura de emprego, embora também se possa dar o caso de ao querermos concorrer a uma bolsa de investigação num Instituto, ser necessária a apresentação de uma carta de recomendação da escola ou universidade para facilitar e agilizar o nosso processo.

Exemplos de cartas de candidatura : O Curriculum Vitae deve ir acompanhado de uma carta de apresentação.

Carta de Agradecimento : É a carta que se envia depois de uma entrevista de emprego, além de ser um sinal de cortesia, estabelece um clima de seguimento ou de portas abertas com a pessoa com quem tiveste um contato positivo.

Carta de Resposta a um anúncio : Uma vez analisados os anúncios pertinentes, há que respondê-los. Normalmente os anúncios são respondidos com o envio de uma carta que acompanha o CV. Aqui ficam alguns exemplos.

Carta de Renúncia : Ao responderes com uma carta acabas por deixar uma porta aberta, caso num futuro próximo queiras aceder a um novo processo de seleção na mesma empresa.

 

- Entrevista e Seleção


Auto-conhecimento e autoestima : A importância de nos conhecermos a nós próprios é fundamental para poder enfrentar as exigências do mercado actual. 

A entrevista : Do ponto de vista da empresa, o objectivo principal da entrevista é um encontro cara a cara que permita medir e avaliar a idoneidade da tua candidatura para um determinado posto/lugar.

Perguntas habituais numa entrevista : Para evitar que um entrevistador te surpreenda com alguma pergunta complicada, é recomendável que vás bem preparado.

Imagem e aparência : A forma como te vestes para a entrevista pode ser determinante para obteres o trabalho ou não, já que  irás formar uma primeira impressão no entrevistador, e queres que seja a melhor.

Dinâmica de grupo : Esta técnica baseia-se na análise de determinadas competências e habilitações mediante a reunião de um grupo de pessoas para debater um assunto concreto. Esta técnica permite que a empresa avalie a tua capacidade de trabalhar em equipa, de liderança e de comunicação verbal.

Testes de Seleção : As empresas podem empregar diversos tipos de provas escritas nos seus processos de selecção para determinar os candidatos ideais. Muitas vezes estas provas podem ser anteriores às entrevistas.

 

 - O 1º dia de trabalho


Entrar com o pé direito : O primeiro dia de trabalho é sempre uma experiência única. Estamos entusiasmados por termos sido escolhido no processo de seleção, mas por outro lado, estamos nervosos por irmos enfrentar o desconhecido.

Estatuto do Trabalhador-estudante : És trabalhador-estudante? Consulta aqui os teus direitos.

Código do Trabalho : Consulta aqui o regime jurídico do contrato de trabalho.

A tua imagem : Durante os primeiros dias há que ter cuidado com a imagem que cada um projecta, deixamos aqui algumas dicas.

Quiosque de imprensa : Aqui podes consultar a melhor selecção de links da imprensa Internacional especializada.

 

- Empreendedores:


Formas jurídicas : O exercício de uma actividade empresarial não exige necessariamente a constituição de uma sociedade, outras opções são possíveis, assim como o E.I.R.L. e Empresário em nome individual.

Dados do Projeto : Neste ponto apresentamos os passos a seguir para a concretização do teu projecto. O nome, a situação ou o tipo de sociedade que vai ser formada são apenas alguns dos instrumentos que tens de conhecer.

Plano de Marketing : Deve servir para explorar a oportunidade de negócio idealizada e as vantagens competitivas associadas à mesma.

Plano de Negócio : O Plano de Negócio é um documento que identifica, descreve e analisa uma oportunidade de negócio, examina a viabilidade técnica, económica e financeira da mesma, e desenvolve todos os procedimentos e estratégias necessárias para converter a oportunidade de negócio num projecto empresarial concreto.

Plano de Investimento : Deve servir para explorar a oportunidade de negócio e as vantagens competitivas associadas à mesma. Devem ser fixados os preços de comercialização do produto ou serviço e compara-los com os da concorrência.

Notícias de emprego

Ir directamente al inicio de esta página